domingo, 5 de agosto de 2012

Defesa de Monografia destaca trabalho da CEIRI na educação

Texto/Fotos: Cida Marconcine

Dia 04 de agosto, em uma das salas do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (CESI/UEMA) aconteceu a defesa da monografia, cujo tema é CONTRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DE IMPERATRIZ – CEIRI À ESCOLA EDISON LOBÃO NA INCLUSÃO DA LEI Nº. 10.639/2003, que é o trabalho de encerramento do curso de História de Sônia Batista e Eró Cunha.
Sônia Batista e Eró Cunha, em defesa monográfica

Eró Cunha, que é ativista negra, integrante da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz e professora da rede pública estadual, do Centro de Ensino Edison Lobão, trouxe este tema relevante e presente na educação em Imperatriz, que é a implementação da Lei 10.639 que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras (públicas ou particulares) do ensino fundamental e ensino médio, além de incluir o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. 


A pesquisa da dupla de acadêmicas da Uema esclareceu questões sobre a Lei 10.639/2003 (criação, luta dos movimentos sociais negros), destacando para os aspectos da LDB no que tange a posturas antirracistas, formação de cidadãos e valorização da identidade cultural brasileira e africana,  e ainda fez um resgate das atividades desenvolvidas pela Ceiri frente às escolas públicas de Imperatriz, principalmente no que tem sido realizado de concreto no CE Edison Lobão. Nomes como o de Maristane Rosa e Izaura Silva foram citados como referências de militância e força ao movimento Afro-brasileiro em Imperatriz. Na verdade, a monografia é uma grande contribuição bibliográfica e um importante registro escrito do trabalho realizado pela Ceiri, frente às escolas públicas de Imperatriz para que a Lei seja cumprida.

Izaura Silva e Maristane Rosa foram citadas na monografia

CEIRI

A Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz, formada por Doralice Mota, Eronilde Cunha, Antonia Giseuda e Maria Luíza Rodrigues, é vinculada à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) e mantém parceria com o Centro de Cultura Negra Negro Cosme, cujos objetivos são cumprir as diretrizes curriculares nacionais; superar conflitos sociorraciais e a inclusão de conteúdos  da cultura africana e afro-brasileira nas escolas; possibilitar uma educação para as relações etnicorraciais nos CEs pertencentes à UREI; promover eventos incentivando a iniciação científica no ensino público estadual de educação básica; supervisionar a implementação e efetivação de políticas afirmativas em Imperatriz e realizar seminários, palestras, oficinas e outros.


As pesquisadoras Eró Cunha e Sônia Batista,
com a orientadora Ruth e professores Jessé Cutrim e Izaura Silva


A monografia tem como orientadora Ruth Maria Chaves Pires. A Banca foi composta pelos mestres e doutores: Ruth Maria Chaves Pires (Cesi/Uema), Jessé G. Cutrim (Cesi/Uema) e Izaura Silva (Ifma/Uema). Após todas as considerações dos professores da banca, a orientadora anunciou a nota máxima para a pesquisa. Merecido dez (10).

0 comentários:

Postar um comentário

 

Cida Marconcine Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal