sábado, 3 de setembro de 2011

V FECITEC: Uma Feira de Ciência de sucesso no Sul do Maranhão

Texto e fotos por Cida Marconcine


De 29/08 a 03/09, aconteceu no ginásio da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unissulma – Jardim Cristo Rei), a V Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (FECITEC), que é uma realização do Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina, tendo como um dos parceiros a Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI).

Joelbe Mendes, coordenador da V Fecitec, durante abertura
Vários projetos científicos participaram desta grande Feira, entre instituições públicas, particulares, sendo 3 as categorias participantes: Fecitec Junior (alunos de 6, 7 e 8º anos do Ensino Fundamental; Fecitec (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico; Fecitec Señor (alunos de graduação).

Escolas de diversos estados brasileiros, além de outros países, como o México e Colômbia, marcaram presença na V Fecitec, dentre estas, claro, as escolas de Imperatriz em peso também participaram.

Alexandre Passos, presidente do Núcleo de Divulgação Científica
do Sul do Maranhão, durante abertura da V Fecitec

Dentre as escolas públicas de Imperatriz, destacamos o projeto Materiais Alternativos como Instrumento de Ensino e Aprendizagem em Química: uma abordagem construtivista na experiência formativa do acadêmico do Ensino Médio, dos alunos do CE Edison Lobão, Carlos Pereira Martins e Emily Ferreira Soares, tendo como orientador o professor Zilmar Timoteo Soares.

Alunos do CE Edison Lobão, Carlos Martins e Emily Soares,
e o orientador  Zilmar Timoteo Soares 
Outro projeto muito relevante é o das alunas Ana Karoline Bezerra de Souza, Aiara Bárbara Silva Martins e Karina Marques Rodrigues, do CE Caminho do Futuro, sob a orientação do professor Roberto Peres (Química), Peixe Livre, que busca catalogar e criar em cativeiro (criatórios) os peixes que correm risco de extinção no Rio Tocantins.

Alunas do projeto Peixe Livre, do CE Caminho do Futuro
O Colégio Militar (antigo CE Jonas Ribeiro) também participou da Fecitec com dois projetos: “Desenvolvimento de recursos computacionais para análise e interpretação parabólica das funções quadráticas, utilizando o Maple, visando melhoria no processo ensino aprendizagem”, da aluna Laryssa de Sousa Camelo, tendo como orientador o professor Gesivaldo de Sousa Silva; e “O perfil da sexualidade no Colégio Militar Tiradentes”, da aluna Liana Nascimento Macedo, sendo orientada por Luciana Maria Sousa de Alencar.
Laryssa de Sousa Camelo, aluna do Colégio Militar Tiradentes
Liana Nascimento Macedo, aluna do Colégio Militar Tiradentes
A escola Dorgival Pinheiro de Sousa, como todos os outros anos, também marcou presença nesta Fecitec, com o projeto “Violência contra a mulher: da literatura à vida real – uma análise crítica  comparativa do conto A Cartomante de Machado de Assis com a Lei Maria da Penha, da aluna Marília Vania Ribeiro Barrosa, tendo como orientadora Iodete Elias Pereira e co-orientadora Socorro Bezerra de Freitas.

Aluna Marília Vania Ribeiro Barrosa,
do CE Dorgival Pinheiro
A Escola Municipal Camaçari este ano trouxe dois projetos científicos para a Fecitec: “A importância nutricional das frutas de quintal: açaí, banana, buriti, caju, mamão e manga: um estudo realizado no povoado Camaçari – Imperatriz – MA”, com as alunas Bruna Ingrid Soares Vieira e Israela Cristina Silva Santana, tendo como orientadora Charlene Oliveira da Silva; e “Tabu para a informação: para o sexo não. Por quê? Quebrando tabu na luta contra a Aids”, das alunas Gisele Pereira de Melo e Layla Lopes da Silva, também na orientação de Charlene Oliveira.

Alunas Bruna Ingrid Soares Vieira e Israela Cristina Silva Santana,
com a  professora Alessandra Carvalho
Gisele Pereira de Melo e Layla Lopes da Silva,
orientadas pela professora Charlene Oliveira
O Ifma (Instituto Federal do Maranhão) participou e se destacou na V Fecitec com vários projetos inovadores na área de robótica, construção civil (Edificações), química (meio ambiente) e arte (Ifma de Açailândia).

Projeto de robótica do Ifma sendo demonstrada
para a professora Alessandra Carvalho (CE Graça Aranha)
Projeto de Edificações do Ifma:
adição de plástico ao concreto para pavimentação
Victor Brandão Gonçalves, pesquisador
e um grande artista (Ifma-Açailândia)
Durante toda a V Fecitec, aconteceu a exposição dos Desenhos Afro, participantes do último concurso promovido pela Ceiri (Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz/MA.
Exposição Desenhos Afro, na V Fecitec
Exposição Desenhos Afro, na V Fecitec
Os projetos da Universidades também participaram da Fecitec, como a Uema, Ufma, Fest, Unissuma, Fabic (Tocantins) entre outras.

Pesquisadores Leiliane Cavalcante e Cleber Gomes
da Fabic (Faculdade do Bico do Papagaio)

Orientador Iron Vasconcelos, Ana Letycia Araújo
 e a professora Cida Marconcine (Avaliadora)
Alunos da rede pública estadual
 presentes na V Fecitec

Veja mais fotos AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

 

Cida Marconcine Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal