Por Cida Marconcine
Aconteceu, na sexta-feira (02/12), à noite, a culminância do projeto Química no Cotidiano através de Imagens, promovido e orientado pela professora especialista em Química Ambiental e Tecnologias na Educação, Cida Marconcine, com a participação dos alunos das 1ª e 2ª Etapas da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Ensino Médio, do Centro de Ensino Estado de Goiás, na cidade de Imperatriz (MA).
Banner do projeto Química no Cotidiano |
O projeto surgiu a partir da ideia do concurso “A Química através da Câmera”, promovido pelo Museu da Vida, a Sociedade Brasileira de Química, o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o Catavento Cultural, o Museu Paraense Emilio Goeldi, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Ministério da Ciência e Tecnologia, como objetivo de comemorar 2011 como o Ano Internacional da Química.
Pensando nisso, o projeto “Química no Cotidiano através de Imagens” teve como meta possibilitar a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do turno noturno, do CE Estado de Goiás, no concurso assim como garantir aos que não estão dentro da faixa etária exigida (14 a 25 anos), a oportunidade criadora e criativa de envolvimento nas atividades propostas, como produção de imagens e vídeos por meio de câmeras digitais e celulares, além de exposição fotográfica na escola, na internet e/ou locais públicos para visitação da comunidade.
Exposição de 60 fotografias selecionadas do projeto |
A abertura do evento foi feita pelo gestor adjunto do CE Estado de Goiás, prof. Mattos, que deu as boas-vindas a toda a comunidade escolar: alunos, professores, coordenadores e membros da sociedade, como prof. José Geraldo da Costa e esposa, a fotógrafa Vanusa Babaçu e filha, o blogueiro Samuel Souza e aos demais presentes na escola.
Gestor adjunto do CE Estado de Goias, prof. Mattos, faz a abertura |
Prof. José Geraldo Costa prestigiou o evento Foto: Samuel Souza |
A professora Cida Marconcine agradeceu a todos os que apoiaram a iniciativa, dando destaque para a colaboração do Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina, na pessoa do professor Alexandre Passos, e ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, pela doação de materiais para premiação dos alunos, como garrafinhas, chaveiros, cadernos, camisetas e kits de pH. A professora agradeceu também o apoio que recebeu da direção e coordenação da escola na realização do projeto.
Professora Cida Marconcine faz explanação sobre o projeto Foto: Átila Marconcine |
Brindes doados pelo Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação |
Na sequência, a professora Cida Marconcine fez uma rápida explanação sobre o projeto, os objetivos, metodologias, recursos utilizados e os resultados alcançados. Alguns alunos envolvidos no projeto de forma direta deram seus depoimentos de como o projeto contribuiu para sua visão ambiental e sua autoria na produção de imagens.
Alunos participantes do projeto de Química deram depoimentos Foto: Cida Marconcine |
A comunidade escolar e mais alguns convidados prestigiaram a culminância do projeto. Presentes ao evento a fotógrafa Vanusa Babaçu |
A professora Cida Marconcine encerrou sua apresentação com um vídeo produzido durante o projeto que mostra o lançamento de esgoto in-natura no Rio Tocantins, o que causou comoção aos que ainda não conheciam esta triste realidade de degradação ambiental na cidade de Imperatriz (MA).
Todos foram convidados a visitarem a exposição de Fotografias, organizada de forma criativa e prática em varais em um dos corredores da escola. Foram mais de 300 imagens produzidas pela professora e pelos alunos da EJA, que mostram a química no cotidiano, destacando principalmente os aspectos ambientais, sendo previamente selecionadas apenas 60 delas para participação na exposição.
Alunos visitando as fotos produzidas por eles mesmos Foto: Cida Marconcine |
Alunos visitando a exposição de imagens Foto: Cida Marconcine |
Alunos e professores visitaram a exposição de fotografias Foto: Cida Marconcine |
Luzimar Brito Silva, aluna participante do projeto Foto: Cida Marconcine |
Mário Azevedo Rufino, aluno participante do projeto Foto: Cida Marconcine |
As imagens, além de serem impressas em papel fotográfico, também estão disponíveis na internet, em um Álbum Virtual, sendo o projeto Química no Cotidiano através de Imagens divulgado no blog temático Quimical, mantido pela professora Cida Marconcine, e em outros portais e redes sociais.
Após a visitação, o público participante pôde escolher a imagem que mais gostou, para que se pudesse premiar 5 alunos autores, com brindes: garrafinhas, chaveiros, cadernos, camisetas e kits de pH, doados pelo Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina/Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. A empresa Tietriza Color também fez doação de uma camiseta com a impressão da imagem escolhida, pelo júri popular, para o primeiro lugar.
A votação popular ocorreu com a colaboração de Atila Marconcine Foto: Cida Marconcine |
RESULTADO DO JURI POPULAR
1º LUGAR - MOTOR DE BARCO
Autora: Sandra Maria Nascimento (1ª Etapa C)
2º LUGAR: VESTÍGIOS HUMANOS 2
Autor: Ilmar dos Reis (1ª Etapa F)
3º LUGAR: QUE VERGONHA
Autora: Tayla Kaore Bessa Sousa (1ª Etapa A)
4º LUGAR: ASFALTO
Autora: Joselane Sá Evangelista (1ª Etapa C)
5º LUGAR: ESGOTO
Autora: Luzimar Brito Silva (1ª Etapa A)
Coordenadora Fátima e Luzimar Brito (5º Lugar) Foto: Cida Marconcine |
Gestor adjunto, prof. Mattos e Joselane Evangelista (4º lugar) Foto: Cida Marconcine |
Prof. José Geraldo e Sandra Nascimento (1º lugar) Foto: Cida Marconcine |
Professora Cida Marconcine e aluna Maria Edna: entrega de brindes Foto: Atila Marconcine |
O evento foi encerrado com a entrega e premiação das imagens escolhidas pelo júri popular, aos autores presentes. A professora Cida Marconcine parabenizou os alunos pelo envolvimento e comprometimento com o projeto, além da criatividade que tiveram na produção das imagens.
Cida Marconcine e prof. José Geraldo Costa, presente ao evento |
Cida Marconcine e a fotógrafa Vanusa Babaçu, presente ao evento |
Cida Marconcine e o universitário Raylson Lima (Jornalismo) |
Finalizou dizendo que os alunos tiveram a oportunidade de perceber a importância da Química na sua vida cotidiana e que para mudarmos nossa realidade ambiental é necessário cada um fazer sua parte, influenciando e mudando nossas atitudes diárias, sensibilizando outros e cobrando do poder público as soluções para os problemas ambientais detectados.
Professora Cida Marconcine e alguns alunos participantes do projeto Foto: Atila Marconcine |
As fotografias do projeto Química no Cotidiano através de Imagens, em breve serão expostas em outros espaços públicos da cidade.
Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI
DEPOIMENTO DE ALUNOS
“Foi muito bom participar do projeto Química no Cotidiano através de Imagens, pois aprendi a importância da química no nosso dia-a-dia, como ela está presente em nossa vida a todo o instante. Foi de imensa satisfação estar mostrando através de imagens a química existente em nosso cotidiano. Através dessas imagens capturadas na beira-rio, muitas pessoas vão se interessar mais pela química”, Joselane Sá Evangelista, aluna da 1ª Etapa C - EJA Ensino Médio, do CE Estado de Goiás
“Se cada pessoa fizesse sua parte, seria mais fácil. Teríamos uma qualidade de vida melhor, sem poluir nosso rio, nosso ecossistema e nosso Planeta. Durante o projeto, podemos observar a grande quantidade de esgoto jogado no Rio Tocantins, livremente, sem nenhum tipo de tratamento. Os mais prejudicados são os ribeirinhos, com tanta contaminação. Os peixes morrem... daqui a mais uns tempos o rio seca por causa de tanto lixo jogado dentro dele”, Sandra Maria Nascimento, aluna da 1ª Etapa C - EJA Ensino Médio, do CE Estado de Goiás
“O que pude observar é que a química é uma grande aliada do homem, mas se mal manipulada pode também trazer transtornos... pude observar durante o projeto o descaso com o Rio Tocantins. A foto que registrei mostra o grande acúmulo de lixo nas margens do rio... agradeço à professora pelo seu esforço, dedicação e a consideração com seus alunos... é muito bom saber que somos acreditados”, Giseli Cristiane Vieira, aluna da 1ª Etapa F - EJA Ensino Médio, do CE Estado de Goiás
“Esse projeto foi importante porque eu vi o quanto o nosso rio está poluído, o quanto a nossa cidade está suja. Eu aprendi que não importa esperar pelos outros, contanto que eu faça a minha parte. A química está envolvida em cada movimento de nossas vidas”, Poliana Rodrigues Araújo, aluna da 1ª Etapa F - EJA Ensino Médio, do CE Estado de Goiás
“Fazer a atividade na beira-rio tirando fotos foi muito especial para mim, porque através da química podemos aprender muito. As fotos ficaram muito legais, porque todos se esforçaram o bastante para mostrar onde a química ocorre e como podemos ver ela no nosso cotidiano”, Murillo dos Santos Sena, aluno da 1ª Etapa F - EJA Ensino Médio, do CE Estado de Goiás
“O ano 2011 foi considerado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Química e através da professora Cida o colégio Estado de Goiás pode participar através das imagens, durante a realização do projeto Química no Cotidiano através de Imagens. Nós podemos perceber que muito precisa ser feito ara melhorar o meio ambiente. Olhando a exposição realizada na escola, através das imagens, tomamos consciência da gravidade do problema. A dimensão do problema é responsabilidade de todos. Obrigado, professora Cida, pelo trabalho e o empenho como cidadã”, Antonio Augusto Lopes da Silva, aluno da 1ª Etapa C - EJA - Ensino Médio, do CE Estado de Goiás