Texto e imagens por Cida Marconcine
Em plena manhã de segunda-feira (14/11), no Teatro Ferreira Gullar, véspera de feriado da Proclamação da República, ponto facultativo para os servidores públicos estaduais do Maranhão, mas o Centro de Ensino Edison Lobão fez a grande diferença ao realizar a culminância do Festival de Cinema "Curta Imagem Negra", que tem a frente a competente, criativa, integrante do Centro de Cultura Negro Cosme (CCNC) e da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz/MA (Ceiri), atriz, palhacinha (animadora de festas) e educadora Eró Cunha (UREI/CE Edison Lobão).
Eró Cunha, coordenadora do Curta Imagem Negra |
Na verdade, este evento faz parte da abertura oficial da XI Semana Municipal da Consciência Negra, aqui de Imperatriz, momento este que é uma oportunidade de produção, amostragens e exposições de várias atividades realizadas com alunos e professores das redes públicas, com o tema Afro-Brasileiro.
A arte do troféu ficou por conta do designer Marcelo Aquino |
As representantes da Ceiri (Eró Cunha, Dora Mota, Giseuda e Maria Luíza), muito se empenham para a implantação da Lei 10.639/2003 nas escolas da rede pública de ensino, e diga-se: tem conseguido com muito sucesso.
Maria Luíza, coordenadora da CEIRI |
O Teatro Ferreira Gullar ficou lotado, com alunos, professores, coordenadores e gestores do CE Edison Lobão, além dos familiares e pessoas da comunidade, pois que a exibição dos curtas-metragens produzidos pelos alunos foi aberta ao público.
Foram exibidos mais de 10 vídeos, com temáticas voltadas para a questão racial, frisando o preconceito e racismo que os afrodescendentes ainda sofrem, dando destaque também para a riqueza da cultura Afro-Brasileira.
Abertura do Festival de Filmes CURTA IMAGEM NEGRA |
Além dos curtas exibidos, aconteceram também muitas apresentações musicais, onde os próprios alunos da escola deram um show de melodia, afinação, criatividade, sob a coordenação da professora Cristiane, de Língua Inglesa... enfim muitos talentos nesta manhã de segunda-feira.
Eró Cunha, durante a apresentação dos curtas-metragens |
Apresentação musical de alunos do CE Edison Lobão |
Mais talentos revelados durante o Festival, também alunos do CE Edison Lobão
|
Presentes também ao evento, fazendo parte do corpo de jurados, o empresário Neudson Claudino (patrocinador do evento), o professor Carlos Hermes (CE Edison Lobão), a professora Cida Marconcine (UREI/CE Estado de Goiás) e o ativista cultural/professor Eduardo Palhares.
Eró Cunha (organizadora do Festival) e os jurados Neudson Claudino, Carlos Hernes, Cida Marconcine e Eduardo Palhares |
Os curtas-metragens produzidos por alunos da rede pública estadual desta Unidade de Regional de Educação de Imperatriz é apenas uma mostra do que existe de talento e criatividade nas escolas, às vezes é necessário apenas a oportunidade como esta, seja na música, literatura, teatro, imagens e vídeos.
Início de um dos curtas-metragem apresentados durante o Festival |
A Ceiri vem desenvolvendo seu trabalho de forma sempre brilhante, seja na organização destes eventos, seja na sensibilização para uma educação mais pautada na Diversidade Cultural.
RESULTADO E PREMIAÇÃO
1º LUGAR
A KARRERA (3ª ANO C - MATUTINO)
Alunos premiados recebem troféu das mãos da professora Cida Marconcine (Setor Pedagógico/UREI), na foto também Eró Cunha |
2º LUGAR
A REALIDADE (3ª ANO C - MATUTINO)
Alunas premiadas recebem troféu das mãos da professora Maria Luíza (CEIRI) |
3º LUGAR
A DIFERENÇA É COMPLETUDE (2º ANO A - MATUTINO)
Alunos premiados, junto com a professora Eró Cunha e gestora escolar Maria das Graças |